NOTÍCIAS




Catálogo reúne amostras de 12,6 mil fraudes brasileiras que circulam on-line


 O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino Pesquisa (CAIS/RNP) reformulou o Catálogo de Fraudes, um serviço on-line criado em 2008 e que hoje reúne 12,6 mil exemplos de mensagens criminosas que já circularam na internet brasileira. Com a mudança, o catálogo ficou mais acessível aos internautas em geral e as imagens dos golpes ganharam um destaque maior.

 
Além do Catálogo de Fraudes estar de cara nova, ele agora traz estatísticas sobre a natureza das mensagens cadastradas, permitindo consultas para visualizar mensagens de marcas ou temas específicos.
 
Uma das 12,6 mil fraudes cadastradas no catálogo da RNP: mensagem mentirosa diz que traz histórico do WhatsApp da vítima — Foto: Reprodução/RNP Uma das 12,6 mil fraudes cadastradas no catálogo da RNP: mensagem mentirosa diz que traz histórico do WhatsApp da vítima — Foto: Reprodução/RNP
Uma das 12,6 mil fraudes cadastradas no catálogo da RNP: mensagem mentirosa diz que traz histórico do WhatsApp da vítima — Foto: Reprodução/RNP
 
As mensagens cadastradas no Catálogo são normalmente enviadas em massa, por e-mail, a milhares ou milhões de brasileiros. O objetivo dessas mensagens é despertar a curiosidade na vítima, fazendo com que ela abra um arquivo em anexo ou um link no próprio corpo da mensagem.
 
Se a vítima cair no golpe, ela será levada a uma página clonada de um serviço web ou instituição financeira. Em outros casos, será oferecido o download de um programa, que normalmente é um ladrão de senhas capaz de transmitir dados bancários e outras informações pessoais capturadas do computador.
 
Consultar os golpes cadastradas é um ótimo meio de ter alguma noção de como os golpistas agem na internet para enganar as vítimas. O Catálogo chega a registrar mais de 100 golpes novos em um único mês.
 
De acordo com o CAIS/RNP, as mensagens capturadas para inclusão no serviço passam por um processo de triagem para que sejam cadastradas somente as fraudes com alvos brasileiros. Quem quiser contribuir pode encaminhar mensagens suspeitas para o endereço phishing@cais.rnp.br. Se a mensagem for realmente uma fraude, ela poderá ser incluída no catálogo.
 
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com.
 
Fonte: G1





Parcerias
Realização
© 2019 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade